
SEJA UM PRODUTOR

Venha ser um produtor de energia limpa!
Não sabe por onde começar? A VOLTERS te ajuda!

VANTAGENS
Estará ajudando na redução da emissão de gases de efeito estufa.
Retorno sobre o investimento, maior que os disponíveis no mercado.
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS JÁ ERA
A troca da matriz energética por fontes limpas e renováveis já está acontencendo.
Como a VOLTERS pode me ajudar?
O propósito da VOLTERS é facilitar o acesso de todos a energia limpa. Fazemos isso sendo a interface entre o produtor e o consumidor de energia limpa. Fazemos a gestão dos créditos de energia entre os produtores e os consumidores. Nós identificamos as principais dificuldades nessa cadeia tanto na parte do consumidor como na parte do produtor.
Como a VOLTERS ajuda o consumidor?
Detectamos que muitos consumidores não tem como gerar sua própria energia, por não ter espaço onde instalar um gerador ou capital para investir. Neste caso entregaremos créditos de energia limpa direto na conta do consumidor.
Os créditos são mais baratos que a energia da distribuidora, logo o consumidor tem uma economia real em um custo obrigatório, a energia elétrica. Para receber o crédito o consumidor não precisa fazer nenhuma obra e nenhum investimento, apenas assinar com a VOLTERS.
O valor da assinatura é proporcional aos créditos entregues, logo o consumidor não tem nenhum risco. Em um pior caso, se a VOLTERS não conseguir entregar nenhum crédito para o consumidor, a conta será exatamente igual a conta sem a assinatura.
Um diferencial importante da VOLTERS é o repasse dos créditos de carbono para os nossos assinantes. Ao receber os créditos o consumidor poderá utiliza-los para atinjir suas metas ambientais ou vende-los e ter ainda mais desconto na conta de energia.
Como a VOLTERS ajuda o produtor?
Detectamos as principais dores que impedem os empreendedores ou investidores de se tornarem produtores de energia limpa. Para cada dor apresentamos uma solução.
-
Regulamentação e contratos
A regulamentação que permite a distribuição de créditos é bastante complexa e cheia de pegadinhas. Qualquer empreendimento independente precisará de uma assistência jurídica especializada que não é nada barata. Outro ponto importante e que a regulamentação esta em constantes mudanças, o que para um empreendimento independente pode inviabilizar o investimento.
A VOLTERS possui uma equipe especializada que acompanha diariamente o andamento e tendência das regulamentações agindo de maneira rápida e eficaz. Por trabalharmos com muitos produtores e consumidores o custo é diluído entre todos e não pesa para ninguém.
-
Busca de consumidores
A VOLTERS esta constantemente buscando novos consumidores, o que garante que todos os créditos gerados serão entregues e pagos. Também estamos criando conteúdos e nos tornando referência no mercado de assinatura.
-
Manutenção de consumidores
Mais importante que a captação e a manutenção dos consumidores na carteira. Nosso foco total esta em atender da melhor maneira possível o nosso cliente. Entendemos que para isso precisamos informá-lo de maneira clara e fácil sobre a economia que esta tendo. E o mais importante, ter um super atendimento em casos de problemas. Entendemos que focando todas as forças em resolver problemas que venham a acontecer, conseguiremos evitar que esses se repitam, gerando uma saúde financeira para a VOLTERS e satisfação do cliente.
-
Otimização do CAPEX
A principal forma de reduzir os custos de manutenção e operação de uma usina é fazendo um bom projeto e utilizando materiais de qualidade. Mesmo assim é preciso monitorar a produção da usina e fazer a manutenção dos equipamentos periodicamente. Notamos que diversos empreendedores não se sentem confortáveis em assumir essa responsabilidade. Para esse caso criamos o sistema de “franquia” onde uma empresa parceira fará o monitoramento e manutenção da usina em troca de um valor fixo mensal.
E qual a lógica financeira que a VOLTERS utiliza?
Quando ela da desconto para o assinante?
Quanto ela remunera o produtor?
A lógica da VOLTERS é totalmente transparente. Nós iniciamos definindo qual é o desconto mínimo que será dado para o assinante, normalmente é o pagamento de uma conta por ano (na bandeira verde). Com base nesse desconto, nós calculamos qual será o valor da assinatura.
Em cima do valor da assinatura a VOLTERS recolhe os impostos e cobra uma taxa de administração de apenas 10%. Todo o restante é repassado para o produtor. Se o produtor optar por serviços (monitoramento e manutenção por parceiros; mensalidade garantida; seguro; etc) um valor referente a esse serviço será retido.
Criamos esse sistema baseado no mercado imobiliário de aluguéis, porque entendemos que em um futuro próximo, teremos diversos produtores/usinas, assim como hoje existem diversos proprietários/imóveis para locação.
Quanto será o desconto para o assintante?
O desconto mínimo é de 10%* na conta de energia. Esse é o desconto quando a bandeira tarifária esta verde, ou seja, a energia esta mais barata. Quando a bandeira for vermelha P2 o desconto na conta do assinante chega a 22%. A energia por assinatura mata/anula a bandeira tarifaria.
* desconto sobre 1000kWh/mês
O que é a usina modelo?
A usina modelo é uma usina que tem o maior retorno sobre investimento. É uma usina montada no solo, com um inversor de 75kW e 180 módulos de 550Wp (ou 545Wp). Também contempla a ligação AC em baixa tensão, as proteções e os projetos elétricos e civis. Como um extra ela também inclui um alambrado que cerca toda a usina, o alambrado mede 40x30 metros. Essa usina, em Santo Antônio da Patrulha/RS, gera mais de 144.000 kWh por ano. A geração poderá ser maior dependendo do local onde ela é instalada.
Quando custa montar uma usina modelo?
A usina que montamos em Santo Antônio da Patrulha pode ser montada por um parceiro por R$ 400.000,00. O preço médio dos orçamentos que recebemos do mercado (empresas não parceiras) foi de R$ 550.000,00. Ou seja, o custo de implantação da usina modelo é 27% menor que os preços praticados pelo mercado. Diversos fatores podem alterar o custo total, para mais ou para menos. Abaixo listamos alguns fatores:
-
Conexão a rede elétrica
Esse é o principal fator que pode inviabilizar uma usina. Convém sempre, antes de realizar o investimento, buscar o parecer de acesso junto a distribuidora.
No caso da nossa usina de Santo Antônio da Patrulha o custo de conexão foi de dez mil reais. Já vimos pareceres de acesso onde o custo de conexão seria de 500 mil reais, o que inviabiliza o investimento.
-
Qualidade/resistência do solo
É sempre importante analisar o solo para calcular o tamanho das micro estacas. No nosso caso tivemos um custo elevado porque nosso solo apresenta baixa resistência.
-
Velocidade do vento (Isopleta)
Dependendo da velocidade do vento na região o custo da estrutura de fixação pode mudar. Nós montamos nossa usina na região de ventos mais fortes no brasil e gastamos 35 mil em estruturas de fixação. Em uma região de ventos mais fracos poderíamos reduzir esse custo para 30 mil.
-
Variação do dólar
O principal custo de uma usina fotovoltaica são os módulos fotovoltaicos e os inversores. O custo desses materiais são indexados diretamente ao dólar.
Qual o retorno sobre o investimento?
Até agora vimos que a usina modelo gera 144.000 kWh por ano e tem um custo de implantação de 400 mil reais. O retorno mensal ou anual da usina é proporcional ao valor da assinatura que varia de distribuidora para distribuidora e de tipo de compartilhamento de créditos.
Nosso contratos também são reajustados uma vez por ano. O reajuste da energia historicamente acompanha o IPCA. Logo, o retorno sobre o investimento é de 16,5% a.a. + IPCA*. Esse é um rendimento muito alto considerando que estamos vendendo uma Commodity.

Entre na lista
Assim que possível entraremos em contato!